Estou acompanhando de perto essa ideia de volta às aulas porque diz muito respeito a mim, eu sou Agente de Organização Escolar e as aulas voltando estarei totalmente exposto ao Covid-19, e a gente se preocupa em não morrer, em não passar a doença para a família e acabar matando os outros, se algum ser humano não pensa dessa maneira ele é doente da cabeça, o medo da morte é instintiva, não existe raciocínio lógico quando se tem medo de morrer, ou quando sua vida está sob ameaça, eu duvido muito que o profissional que voltar pra dar aulas no meio da pandemia vai conseguir desempenhar seu oficio com a mesma segurança, e com a mesma qualidade, não vai, o medo do vírus é maior. Isso vale para qualquer profissional da Educação, Agente de Organização, Secretário, Professores, Faxineira, Merendeira, Cuidadores e parte da Gestão, pois parece que tem diretor que compactua dos interesses do João Doria.

E acompanhando tudo que vem acontecendo me deparei com a seguinte manchete: “99% das escolas jogos de dragao não têm enfermaria”, eis um apontamento muito importante que merece atenção, suponha que as aulas voltem em outubro, no meio da pandemia, me parece razoável que exista uma enfermaria na escola, com profissionais da saúde lá para lidar com situações que lhe dizem respeito. Vamos supor que uma criança chega à escola e registra 39 graus de febre, o que o inspetor de alunos vai fazer? Vai receitar algum remédio? E se a criança desmaia, começa a ter convulsões e que o inspetor vai fazer? Que tipo de qualificação esse profissional tem para lidar com essas situações? São perguntas a serem feitas ao João Doria, e são perguntas que os donos de escolas particulares fingem não existir, pois se o filho dele passar mal na escola será bem amparado, diferente do filho do pobre, e este filho do pobre que querem colocar de volta à força na escola em meio à pandemia, e o governo assegura “se morrerem crianças serão poucas” assumindo que pode morrer crianças, e desconsiderando que existem funcionários públicos que trabalham dentro dessas escolas, esses profissionais também tem famílias e também pagam impostos, são cidadão brasileiros que o governo PSDB ignora a existência.

Escola Estadual não tem estrutura

Há um grande problema de infraestrutura nas escolas Estaduais de jogos de dragao , essa falta de estrutura dificulta o trabalho em dias normais e quem dirá na pandemia. Além de quase 100% das escolas não terem enfermaria, 82% das escolas estaduais não tem mais de dois sanitários para uso dos estudantes, os dados constam de um levantamento realizado pelo IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil) e pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos) a pedido da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de jogos de dragao ). Sem falar que as salas de aula tem em média 35 alunos, na situação pandêmica as salas só podem ter no máximo 20 alunos, tendo em vista o tamanho das salas de aula.

As pessoas que defendem a abertura da escola agora não sabem o que é uma escola, abrir uma escola não é o mesmo que abrir um shopping, ou um bar (como vem comparando), é bastante complicado ler alguns comentários do tipo “não pode abrir escolas, mas bares, shoppings e parques pode”, a primeira observação importante é que nenhum desses lugares a frequência é obrigatória, a escola é obrigatória, a maioria dos frequentadores desses locais é adulto, sobretudo bares, uma criança dentro dum bar tem que descobrir quem é o responsável e puni-lo. O shopping tem enfermaria, tem uma excelente estrutura e principalmente ele é muito grande, não da para comparar com uma escola. A escola o maior público presente é de crianças e adolescentes, com o número baixíssimo de funcionários públicos é impossível fiscalizar e orientar essas crianças, será uma contaminação por covid-19 generalizada na escola.

Outro argumento é de que as crianças ficam nas ruas, não são todas as crianças na ruas, aliás, é uma parcela pequena que você na rua, e mais uma vez essa é uma responsabilidade do responsável, a escola não tem nada a ver com isso, a escola é um ambiente de aprendizagem e socialização, apenas isso, a escola não é mãe de aluno, estão querendo transferir uma responsabilidade que a escola não tem e nem tem condições para isso, a não ser que ela comece a ter mais setores que contenha os seguintes profissionais: psicólogo, enfermeiro e assistente social, para dizer o mínimo, o Estado está querendo transferir uma responsabilidade dele para a Escola.

Vamos ver o que vai dar tudo isso, são 80% dos cidadãos contra a abertura e 20% a favor, se realmente existe uma democracia a escola não abre em 2020 e quem viver verá.

Deixe uma resposta