Os candidatos ao cargo de Auxiliar Técnico de Educação que aguardam a segunda chamada ou chamadinha estão ansiosos, e se perguntando “afinal, vai ter chamadinha ou chamadona?”. Precisaremos fazer algumas conjecturas, portanto vamos por partes.

Atualmente  temos a certeza de 207 desistências da primeira chamada, estou escrevendo este texto em 22 de março, muita coisa pode mudar durante a semana. Essas 207 desistências a prefeitura tem a obrigação legal de preencher, seja com segunda chamada, seja com chamadinha, o que não pode é ficar essa lacuna, e pelo histórico da prefeitura ela não demora a preencher esses cargos, no primeiro semestre de 2021 ela vai preencher.

Hipóteses de chamadinha

Além das 207 desistências temos ainda 70 vagas a mais que foram disponibilizadas na primeira chamada, é possível que a prefeitura queira preencher essas vagas, e aí teremos 277 vagas a serem preenchidas. Sabendo disso vamos a alguns cálculos, pois infelizmente quem depende de segunda ou terceira chamada tem que virar amigo, amiga da calculadora:

Se forem mesmo preencher 277 cargos, ficará o seguinte:

Negros 23(não passou na aferição) + 11(desistiu do concurso) + 14 (20% de 70) = 48

Aí numa hipotética chamadinha a convocação de negros vai até 353 da lista, caso seja apenas as 207 a coisa muda:

Negros 23(não passou na aferição) + 11(desistiu do concurso) = 34

Aí vai chamar só até 339 da lista de cotas

Ampla o total de cargos seria 277 – 48 (negros) = 229, e assim a lista chega até 1083.

Caso não entre as 70 fica 207 – 34(negros) = 173, e assim a lista chega até 1027.

Em ambos os casos na lista da ampla concorrência passa dos mil.

Hipóteses de chamadona

Estamos brincando com essa palavra “chamadona” na verdade se trata duma segunda chamada, nos concursos anteriores da Educação, principalmente ATE, não houve uma chamadinha logo após a posse dos da primeira chamada, o processo levou bem mais tempo (3 meses para ser mais preciso) para que houvesse nova chamada e foi uma segunda chamada, utilizando as vagas restantes da primeira mais novas vagas autorizadas.

A informação que vem sendo observada é de que a prefeitura estuda uma autorização de 560 vagas para a segunda leva, isso incluiria DREs desprivilegiadas na primeira leva, Jaçanã/Tremenbé, Itaquera, Penha e Ipiranga, porém ainda temos só boatos.

Mas se isso for verdade teremos uma chamada no final de junho com 837 vagas, isso se mantiverem aquelas 70 vagas a mais que eu disse no início, e com isso o cenário fica interessante.

Como seria a convocação:

Negros

Negros 23(não passou na aferição) + 11(desistiu do concurso) + 14 (20% de 70) + 112 (20% de 560) = 160, a chamada da lista iria até 465.

Ampla

207 (desistentes) + 70 (vagas a mais) + 560 (autorização) – 160 (negros) = 677, a chamada vai até 1531.

Considerando a desistência em 20%, vamos arredondar, pois muitas coisas acontecem e as pessoas desistem da posse, a ampla concorrência tem potencial de chegar em 1835 mais ou menos com essa segunda chamada.

Cargos Vagos

Mesmo com essa nova autorização que chama a atenção é claro, pois faz tempo que ninguém vê Prefeitura ou Estado nomeando alguém, ainda assim não é suficiente para cobrir a vacância. Temos dados de dezembro do Esic da Prefeitura afirmando que o número de cargos vagos de ATE é de 1799, isso em dezembro, já estamos em abril praticamente, lembrando que a primeira chamada ainda não teve nomeação, estão próximos é claro.

Cargos vagos de ATE tem aumento mensal de 23, então não difícil imaginar que subiu 69 esse número, aí seria 1868 cargos vagos, porém vamos fazer o cálculo com o dado oficial que temos em mãos:

1799 – 902 (prováveis nomeações da 1ª leva) = 897 atualmente seria esse o número, e se eles segurarem mesmo pra segunda chamada, teremos na próxima chamada a seguinte situação:

897 – 767 (207 desistentes + 560 autorizações) = 130

Aí se forem incluir as 70 vagas teremos o seguinte:

130 – 70 = 60

Mas vale observar que esse cargo tem vacância corriqueira mais ou menos 23 vacâncias mensais, é importante após a posse dos colegas da primeira chamada, que já adianto pra vcs que serão nos dias 25 e 26 a posse, a prefeitura está entrando em contato com eles e tem pressa. Passando o feriadão temos que solicitar nova informação de cargos vagos de ATE, o endereço pra solicitar é o que se segue:

http://esic.prefeitura.sp.gov.br

Publicação do Padula

Fernando Padula publicou o seguinte:

Pelo o que dá a entender se realmente uma chamadinha, segundo as palavras dele, basta saber se vem com 70 vagas a mais ou menos. Mas nunca sabemos, às vezes o politico fala isso para não ficarem no pé deles, mas se começar a demorar para sair a tal “chamadinha” podemos desconfiar da chamadona já. E também não descarte a possibilidade de vir com 230 vagas precárias, talvez acrescidas no número final, aí daria 507, entretanto esta é uma possibilidade muito remota, e não estou sabendo de ninguém na prefeitura comentando sobre isso, agora nos resta aguardar.

Deixe uma resposta