O dia 26 de novembro de 2021 foi um dia bem confuso para os Auxiliares Técnicos de Educação, primeiramente que a remoção dos precários já começou toda errada, colocaram 47 vagas para escolha sendo que existem aproximadamente 340 ATE em vaga precária, então é bem óbvio que a matemática não bate.

Não há a possibilidade de sumir vagas durante um procedimento de remoção, o quadro de apoio escolar tem um total de 8.995 ATE, a remoção é a mera troca de unidades, mesmo após uma remoção devem permanecer o número de 8.995 Auxiliares Técnicos de Educação, uma remoção não tem o poder de extinguir uma vaga.

Aparentemente a confusão veio quando realocaram nas unidades escolares os ATE que estavam lotado em DREs ou setores da administração, alguém esqueceu de aumentar o número de ofertas nas escolas, pois se temos 8.995 ATEs, este número deve continuar só há diminuição de quadro de funcionário através de lei que tem que ser votada na câmara municipal, o que deveria ter sido feito antes de realocar esses ATEs que não trabalhavam em escola ou estavam lotados nas DRE designados como secretários nas EMEFs era aumentar o módulo nas unidades escolares. Foram aproximadamente 608 realocados que ocuparam vagas nas escolas sem reajuste do módulo, o que fez com que diminuíssem em 608 o número de vagas nas escolas, em outras palavras foi como se tivessem diminuído o quadro de ATE para 8.397.

Deveríamos ter 650 vagas para escolha na remoção dos precários e não 42. Percebendo o erro gravíssimo, afinal estavam extinguindo vagas sem votação na câmara, a SME no final da tarde lançou uma nota excluindo o processo de remoção dos precários por ora, e pede para aguardar novas orientações como se segue:

O que vai acontecer?

Vão ter que fazer uma recontagem das vagas nas pressas, inclusive aumentando módulo em algumas escolas para fechar as 8.995 vagas, tem que ter isso.

 Como não será um processo rápido e nem fácil eles vão convocar os Auxiliares Técnicos de Educação para escolha de vagas presencialmente, o que sinceramente acho mais justo. É até possível que, de maneira excepcionalíssima, posterguem essa locação de vagas definitivas, eu não ficaria surpreso se ficar lá pra segunda quinzena de janeiro, porém a SME vai fazer de tudo para que essa escolha de vagas aconteça em dezembro, ela tem até o dia 23 de dezembro para fazer isso, veremos que final vai dar.

Espero que tenha entendido, procurei resumir de maneira didática o porquê desse erro enfadonho da administração.

Deixe uma resposta