A Fuvest abre hoje as inscrições para o vestibular 2021, elas vão até dia 23 de outubro. Eu particularmente não participarei em 2021 do vestibular da USP, porém tenho interesse de participar do ano de 2022. O vestibular já tem data da primeira prova confirmada é dia 10 de janeiro de 2021.

O que os concursos públicos têm a ver

O vestibular Fuvest é nacionalmente conhecido, é o mais concorrido e mais difícil, as vagas são para estudar na USP e vem candidatos até de outros Estados a concorrer às vagas, afinal de contas não estamos falando que universidade, estamos falando da maior e melhor da américa latina. Esse vestibular é organizado pela banca examinadora Vunesp, acredito que muitas pessoas não sabiam disso, e essa informação é importante para retomada dos concursos.

Se formos imaginar o vestibular Fuvest em 2019 teve 127.786 inscritos, em 2020 129.148, isso na prática significa que em 2021 vai estar na faixa de 125 mil e 130 mil inscritos, ou seja, é como se fosse um concurso público com mais de 100 mil inscritos, a partir do momento que já se tem a certeza do vestibular pode se imaginar que as provas de concursos voltem, pois na maioria dos concursos em andamento, a quantidade de inscritos é inferior a 100 mil.

Atualmente a recomendação é que os candidatos façam a prova de máscara, e somente tirarão a máscara no momento em que o reconhecimento facial seja avaliado, ou solicitado. Também haverá um distanciamento das carteiras, álcool e gel e higienização do local da prova. Acredito que inicialmente era difícil imaginar tudo isso, entretanto com auxílio governamental essa tarefa passa a ser possível.

Não é descartada a possibilidade de estarem contando com alguma vacina em dezembro, porém de qualquer forma a banca Vunesp vem se preparando para a situação pandêmica. Ela é a banca organizadora de vários concursos; Guarulhos, Várzea Paulista, Sorocaba entre outros, portanto se você é inscrito, inscrita num destes concursos melhor abrir o olho que a prova pode ser ainda esse ano.

Bancas pequenas

As bancas organizadoras ditas pequenas, podemos dizer aí INDEC, Instituto mais, Zambini, RBO entre outras terão grandes problemas em conseguir organizar as provas, o respaldo governamental a esses bancas teria que ser muito maior, praticamente o governo teria que bancar o prova esse ano, e acho absolutamente impossível que essas bancas organizadoras consigam aplicarem suas provas sem a vacina contra a Covid-19.

Até um tempo atrás eu achava que era “frescura” reclamar da escolha da banca, porém vejo hoje que é muito importante, quanto menor a banca, maior a chance de acontecer fraudes e maior a chance do concurso público não chegar ao final e ser homologado.

Acredito que essas bancas menores são conseguem aplicar prova em meados de março para abril de 2021.

Deixe uma resposta