Neste texto vou compartilhar uma experiência diferente, uma experiência nova, pelo menos para mim, fui chefe de sala do Enem presencial de 2020, Enem de 2020 que teve provas em 2021 por conta da Covid houve o adiamento das provas.

A Cesgranrio pode fazer a seleção através das suas próprias análises de currículo, seus próprios dados de funcionários cadastrados ou indicação, no meu caso eu fui selecionado através de indicação, eu entreguei um curso técnico de informação através de um link que me disponibilizaram, e fui selecionado.

Num primeiro momento eu não me inscrevi para o Enem presencial, apenas para o Enem digital, pois como tenho curso técnico de informática e conhecimentos de informática, no que diz respeito a manutenção, instalação, uso de softwares e diagnósticos, eu achava interessante minha inscrição e estava certo da minha contribuição como auxiliar de informática, mas como estavam com falta de chefes de sala e como tenho curso técnico acabei sendo convidado, para ser chefe de sala é necessário ter curso técnico concluído, ou curso superior concluído, no meu caso entrei pelo curso técnico, o curso superior termino em dezembro de 2021.

Treinamento

O treinamento foi online, não é difícil, porém tem muitos detalhes e é necessário muita atenção, e ver e rever várias vezes para entender os procedimentos, a parte mais complexa são as atas, sobretudo quando há contratempos, se houver necessidade de folha substutiva, candidato que é migrado para sala extra, participante que apresenta BO, candidato eliminado, entre outras várias situação que dão uma dor de cabeça para registrar na ata de sala.

Não tive muitas dificuldades em concluir o treinamento e conseguir retirar meu diploma de conclusão, a Cesgranrio emite um certificado ao final do curso, caso você seja aprovado, mas não é nada para se preocupar, o curso não é difícil.

Na prova

Eu tive, digamos, um pouco de sorte no dia da aplicação do Enem, fui chefe de sala de uma turma de participantes PCD, eles tinham baixa visão, é uma deficiência que não necessita de tantos cuidados, por exemplo, não precisa de um ledor ou intérprete, os que tem baixa visão só precisam de uma prova com letra maior, e por conta disso não precisam de tempo adicional na prova, portanto neste quesito de tempo de prova seguiu o horário normal do Enem, 1º dia das 13h30 às 19h, 2º dia das 13h30 às 18h30.

Por conta da Covid a sala tinha um número reduzido de participantes, e existem em qualquer região pouco candidatos com baixa visão, então na minha sala eram 5 participantes. Como você deve saber o Enem teve uma abstenção muito alta, cerca de 60%, e na minha sala não foi diferente, tivemos uma abstenção de 80%, ou seja, de 5 participantes compareceu apenas 1, e isso tornou o meu trabalho muito mais tranquilo.

Por conta da Covid, tanto o chefe de sala, participantes, aplicadores, entre outras pessoas dentro do prédio foi necessário seguir rigorosamente todos os protocolos de segurança sanitária, uso da  máscara o tempo todo, uso do álcool em gel, entre outros cuidados.

Segui os procedimentos de anunciar ao participante as regras do Enem 2020, como proceder para ir ao banheiro, o que pode e o que não pode fazer durante a prova, reforçar que a pessoa é eliminada se o celular dela tocar, independente se a pessoa pegar o celular ou não, é eliminação sumária. Mas foi bem tranquilo, os avisos são antes de iniciar a prova, logo a chegar do material de prova que vem lacrado, às 15h30 tem o aviso que a pessoa se retirar da sala, caso tenha terminado a prova, porém não leva o caderno de questões, outro aviso às 18h30 de pode levar o caderno, e no segundo dia é às 18h.

Finalização da prova e pagamento

Como só tinha uma pessoa na minha sala, bastava ela terminar a prova para que o chefe de sala e o aplicador fizessem o procedimento de encerramento e entregar o material para o coordenador de local. A primeira prova a pessoa terminou às 16h48 e a segunda prova ela terminou às 15h50, e nos dias fui dispensado mais cedo, para segurança o chefe de sala e aplicador não podem olhar o conteúdo da prova, e também na entrada do prédio assinamos um termo de sigilo, não podemos falar nada do que acontece durante o Enem, só estou comentando agora que a prova já aconteceu.

O pagamento é feito no segundo dia e pode ser feita uma transferência bancária na segunda-feira, ou pagamento em dinheiro após a segunda prova, no meu caso recebi em dinheiro após a segunda prova, o chefe de sala recebeu 115 por dia, portanto me pagaram 230 reais.

A experiência foi boa, eu achei interessante, e feliz pela sorte que tive, não sei se participo da próxima, pois se eu resolver fazer a inscrição no Enem, eu não posso participar, mas se eu não fizer inscrição no Enem penso em participar de novo.

Deixe uma resposta